Você conhece a história do Botão?

Não se sabe quando o botão surgiu ao certo. Há indícios de que em tempos remotos, 3.000 A.C...
botão

Você conhece a história do Botão?

Não se sabe quando o botão surgiu ao certo. Há indícios de que em tempos remotos, 3.000 A.C, eles já existiam no Vale do Indo, localizado no Sul da Ásia. Em Roma e na Grécia antiga, eles também foram encontrados.
O botão pré-histórico, digamos assim, era feito com objetos que tinham buraco no meio para poder cumprir exatamente a função dos botões como conhecemos hoje. Assim, conchas e gravetos eram matérias-prima comuns para fabricação dos botões.
No entanto, a moda não pegou. O botão permaneceu pré-histórico por séculos. Mesmo com a função de prender um pedaço de pano a outro, laços, presilhas, alfinetes e fivelas eram bem mais usados.
É interessante ver que tudo que continha algum metal, como presilhas, alfinetes e broches, era mais usado por quem tinha uma condição financeira melhor. Até aumentava o status da pessoa.
No século XII, botões mais parecidos com o que temos hoje surgiram. Mas eles logo se tornaram peça de desejo. Eram feitos com materiais ouro, prata e pedras preciosas ou materiais que imitavam-nos. Apareciam principalmente nos punhos das roupas.
No século XVI, houve outro fato interessante sobre os botões. Eles continuaram a ser uma peça de distinção entre os nobres. Era o material e quantidade de botões na peça que diziam o quão rica uma pessoa era. Mas materiais diferentes davam sinais distintos. Os botões de strass eram usados por senhoras de classe e os de azeviche por mulheres de posição mais modestas.
Os botões atingiram o auge do glamour no século XVIII. Eram feitos por ourives e quanto mais botões em uma roupa, mais luxuosa ela era considerada. Eles também fizeram parte de peças esmaltadas.

Mas por volta de 1760, ainda no século XVIII, quando a Revolução Industrial começou, o botão perdeu a aura de nobreza, pois ficou mais fácil fabricá-lo.

Leave a comment

Fale conosco